"The wind is low, the birds will sing, that you are part of everything..."

terça-feira, 19 de maio de 2009

O trabalho de estatística e o jeitinho brasileiro

Alguém pode, por favor, me dizer que dia foi esse? Creio que ninguém melhor que eu mesma para dizer "que dia foi esse".
Sabe, fazendo uma busca pelos meus arquivos do dia, a única coisa (e grande coisa) que parece ter feito meu dia ficar assim, cansado e dolorido, foi um tal trabalho de estatística.
Bom, como aluna do 1º semestre de psicologia (não que isso se enquadre em todos os estudantes de psicologia do 1 sem. que tem pelo mundo afora, pois é preciso saber que as grades mudam de faculdade para faculdade), tenho aulas de estatística. Com o final do semestre se aproximando, passando mais rápido que alguma coisa realmente rápida, surge então "o trabalho de fim de semestre".
Montamos o básico, tinhamos o alicerce feito, mas não fugindo à regra "brasileirística" de deixar tudo para a última hora, começamos a organizar o trabalho todo um dia antes da entrega, ou seja, ontem.
"Onde fica isso?", "Como faz aquilo?", "Esquecemos disso!", "Deu um problema aqui!". Não preciso nem explicar, né?
Acabamos passando a tarde inteira de ontem montando o bendito do trabalho, por mais que estivesse feito, não estava organizado o suficiente para se dizer "Terminamos, que venha o próximo". Resultado, hoje, continuamos terminando o trabalho que mais parecia não ter fim.
Fizemos um trabalho sobre depressão, com questionários, tabelas, gráficos, conclusão, e todas essas coisas que um trabalho de estatística tem direito. Terminamos com 40 páginas impressas e encadernadas sobre a mesa do professor, 20 min. depois do ínicio da aula.
O mais engraçado disso é lembrar dos comentários feitos entre eu e as meninas, enquanto descemos as escadas em direção a sala de aula.
Chegamos a conclusão que, uma foto nossa logo após terminar o trabalho de estatística seria uma boa imagem para ser colocada em anexo no trabalho.
"Acho que a gente poderia ter colocado fotos de indivíduos com depressão nos anexos..."
"Chega, né?"
"Indivíduos com depressão? Que tal uma foto nossa logo após ter terminado o trabalho de estatística?"

Não vou me prender na questão de que "brasileiro deixa tudo para última hora", afinal, isso está mais que provado. Tentem acessar o site para fazer declaração de imposto de renda um dia antes da data limite, e tirem suas próprias conclusões.

2 comentários:

Iuri Andrade disse...

Tu é mô 71, mané

Michelle Rodrigues disse...

Pô Iuri, que 71 o quê. E de mané só você mesmo, carioca. :*