"The wind is low, the birds will sing, that you are part of everything..."

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Doando sangue, salvando vidas

Algumas pessoas tem nojo, outras pavor, mas já pararam para pensar como esse líquido vermelho que corre em nossas veias é importante? Talvez o fato de ter uma boa condição de saúde, e nunca ter precisado ou convivido com alguém que tenha necessitado repor o sangue do organismo, nos faça ignorar campanhas de doação de sangue que sempre estão rodando por aí.
Desde quando completei meus 18 anos, alguns meses atrás, pensava nesse assunto. Com um hospital logo ao lado da faculdade, onde é possível fazer a doação de sangue, deixei de ir por vários motivos que não poderei listar aqui, e mesmo que fossem listados, não seriam suficientes para servirem de desculpas.
A notícia que um conhecido faria uma cirurgia, e de que seria uma boa as pessoas irem doar sangue, foi o que eu precisava para levantar o popô da cadeira e tomar uma atitude. Então, hoje, fui doar sangue.
Foi a primeira vez de muitas outras, de 3 em 3 meses estarei lá, fazendo minha parte. Foi super rapidinho, 10/20 minutinhos no máximo, e já estará ajudando muita gente.


Bom, vou aproveitar esse post pra colocar algumas infos sobre essa atitude linda e mega importante que é a doação de sangue.
A idade deve estar entre os 18 e os 60 anos de idade.
• Deve apresentar boas condições físicas e de saúde.
• Pesar mais de 50 quilos.
• Não estar fazendo uso de medicações que possam afetar o receptor, como por exemplo o diabético que faz uso de insulina, epilépticos em uso de medicações, etc.
• Não apresentar doenças de transmissão sanguínea, tais como hepatite, malária, doença de Chagas.
• Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
• Alimentação - o doador não deve estar em jejum, porém se realizou refeições muito pesadas e/ou gordurosas, aguardar pelo menos 3 a 4 horas.
• Não fumar duas horas antes ou após a doação.
• Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) ou 90 dias (mulheres).
• No caso de mulheres, observar como restrições: período menstrual, gravidez, os primeiros meses após o parto e o período de amamentação.
• São também restrições relativas: ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, tratamento dentário nas últimas 72 horas, sobretudo extrações dentárias, realização de tatuagem, piercing ou acupuntura recentemente e dirigir por tempo prolongado após a doação.
E pessoal, nada de mentirinhas na hora da entrevista, lembre-se que vidas estarão em jogo.

Dei uma procurada na internet, e achei umas perguntas frequentes no site do INCA. Dá uma clicada aí e leia, é bem interessante e tal.

Um comentário:

Marcos Vinícius Almeida disse...

Oi Mi,

Eu já doei algumas vezes, infelizmente , aqui perto não tem... mas sempre que tenho oportunidade, não deixo de fazer a minha parte.

bjo

estarei sempre por aqui...